FAQ - Dúvidas frequentes

Estágio

Preciso assinar o contrato do ESTÁGIO EXTERNO, como fazer?

O primeiro passo é preencher o Formulário de Plano de Estágio. Em seguida, você deve receber um email com o formulário em PDF preenchido. Esse deve ser assinado pelo aluno, pela empresa e pelo coordenador do curso ou algum membro da Comissão de Estágio produção ou petróleo. O segundo passo é levar as três vias do contrato, emitido pela empresa, junto com o plano de estágio na DAEC que fica na secretaria da Poli no segundo andar do Bloco A. Não se esqueça de verificar os horários de atendimento. Quando o contrato for assinado, a DAEC enviará um email avisando que você pode buscá-lo. Caso a empresa não tenha um contrato padrão, a Poli disponibiliza um modelo. É válido lembrar que:

Ao término do estágio você deve entregar o Registro de Atividade Complementar na secretaria para o documento ser assinado pelo coordenador ou um membro da Comissão de Estágio. Após isso o aluno deve xerocar o registro também assinado e entregar junto com uma cópia e com o Relatório de Estágio assinado pelo coordenador ou membro da Comissão de Estágio e pela empresa.

Qual a documentação necessária para ESTÁGIO INTERNO?

Para o estágio em ambiente interno vale o que foi explicitado no último item. Além disso, devem ser entregues 3 vias do   Termo de Compromisso.

Como faço para obter a RENOVAÇÃO do meu estágio?

Você deve antes do término do contrato vigente apresentar na secretaria da Poli no segundo andar do Bloco A o Termo Aditivo entregue pela empresa ou nos moldes da Poli com 3 vias originais: uma para empresa, uma para o aluno e uma para secretaria. Caso deseje mudar a modalidade de estágio "não obrigatório" para "obrigatório", além do termo deverá apresentar um novo Plano de Estágio. Vale lembrar que a renovação do estágio é sempre feita em períodos de 6 meses respeitando o limite máximo de 2 anos de estágio na mesma empresa.

Preciso sair do meu estágio antes do término do contrato, como faço para obter a RESCISÃO?​

No caso de haver decisão de alguma das partes em rescindir o contrato antes do tempo previsto, é necessário entregar o Termo de Rescisão de contrato na DAEC que fica na secretaria da Poli no segundo andar do Bloco A. Enquanto o procedimento não for seguido, não é possível assinar nenhum outro termo de compromisso de estágio, tendo em vista que não podem haver dois contratos ativos simultaneamente.

Vale lembrar que esses processos seguem as resoluções da Escola Politécnica.

Estágio                           Requisitos                     Carga horária máxima             Validado como

Não            Ter concluído 50% dos créditos

obrigatório     ter completado o ciclo básico e           20h semanais            Atividade complementar
                         ter CRA igual ou superior a 5.                                                                  especial