ENGENHARIA E GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

O Curso de Extensão em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios (EGPN) é um curso realizado pelo Departamento de Engenharia Industrial (DEI) da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Curso foi concebido e é coordenado pelo Grupo de Produção Integrada, ligado ao DEI/ Politécnica e ao Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE).

O conceito de processo é muito antigo e, tanto sua teoria quanto a prática já foi intensamente explorado ao longo de todo esse tempo. Entretanto, o contexto no qual os processos ocorrem é dinâmico e, assim, criam-se sucessivamente novas oportunidades para explorar seu potencial, além de novas possibilidades de estudo e aplicação.

Atualmente, é possível perceber um fenômeno de crescente digitalização dos processos e, consequentemente, da economia. Esta nova economia, que vem sendo chamada de ‘economia industrial digital’, está sendo construída sobre a confluência da integração na nuvem, da colaboração social, da mobilidade e do uso massivo de dados. Adicionalmente, cabe lembrar, que se na última década foi possível presenciar os efeitos da integração das pessoas entre si, e destas com o varejo, não há porque duvidar que a integração de todas as coisas promoverá, do mesmo modo, uma revolução de possibilidades.

A exploração de oportunidades de negócio neste novo contexto depende, dentre outras coisas, do sólido conhecimento do conceito de processo em si, das tendências e possibilidades que trazem as tecnologias de informação e comunicação que se avizinham e, principalmente, da capacidade de articular o uso destes recursos tecnológicos sobre os processos de negócio para desenvolver as capacitações essenciais à organização.

Objetivo

O Curso tem por objetivo apresentar uma visão geral e articulada das contribuições da abordagem por processos nas organizações tradicionais e modernas. Neste sentido, visa desenvolver um perfil de profissional capaz de aplicar efetivamente os conceitos, ferramentas e experiências de Engenharia e Gestão de Processos de Negócios em projetos de modelagem, análise e melhoria de processos de negócio; projetos de automação de processos de negócio (BPMN, BPMS); projetos de implantação de sistemas integrados de gestão e; gerência de operações orientada por processos de negócio.

Trata-se de atender a uma demanda de capacitação das organizações produtivas em engenharia e gestão de processos de negócio, tanto para suprir a necessidade permanente de melhoria de desempenho operacional, quanto para estar conforme o aparato regulatório ou de referência vigente, geral ou específico da indústria. O curso é fortemente apoiado em atividades práticas, com utilização de ferramentas informáticas de modelagem, engenharia e automação de processos de negócios.

Público-Alvo

O público alvo do Curso é composto por profissionais de nível gerencial e técnico que trabalham (ou possuem perspectivas de trabalhar), preferencialmente, ocupando cargos de gestão e/ou que tenham tarefa associadas à gestão (direta ou indiretamente) entre suas atribuições.

Usualmente com formação em Engenharia, Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Informática e outras áreas afins. Importante, não é obrigatório nível superior, ainda que desejável.

Carga horária:

Cordenador:

Prof. DS.c. Vinícius Carvalho Cardoso e Prof. D.Sc. Renato  Flórido Cameira

Requisitos:

Ver detalhes no fim da página.

Proximas Turmas:

A definir

Sigla:

EGPN 2016

Tipo de Curso:

Curso de Extensão

Programa (Módulos e Disciplinas)

Módulo 1: Introdução a Processos de Negócios

EGPN01 - Organizações produtivas e processos de negócio

EGPN02 - Modelos e processos de negócio - Organização e Pensamento Sistêmico

EGPN03 - Gestão de Processos de Negócio - Business Process Management (BPM)

Módulo 2: Engenharia de Processos

EGPN04 - Modelagem de Processos

EGPN05 - Modelagem de Processos

EGPN06 - Melhoria de Processos

Módulo 3: Automação de Processos

EGPN07 - Modelagem de Processos - Business Process Model And Notation (BPMN)

EGPN08 - Workflow

EGPN09 - Modelagem de Processos - (BPMN) e Workflow - Prática

EGPN10 - Business Process Management System (BPMS)

EGPN11 - Tecnologias da Informação e Automação e Processo de Negócio: tecnologias complementares

Módulo 4: Gestão por Processo

EGPN12 - Indicadores de Desempenho

EGPN13 - Indicadores de Desempenho e Modelo de Referência, Riscos e Compliance

EGPN14 - Conhecimento Organizacional

Informações e Inscrições

Para maiores informações e inscrições, fale com o coordenador:

Telefone/WhatsApp: +55 (21) 98157-6020

E-mail: cameira@poli.ufrj.br

• Para realizar a pré-inscrição, sem compromisso, preencha o formulário de interesse, clicando aqui.

• Para informações sobre documentos requeridos para a inscrição e outras, afetas aos cursos, clique aqui.