top of page
MEU FUTURO NEGÓCIO

O curso “Meu Futuro Negócio”, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi do Rio de Janeiro (IEL-RJ) da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), promove a integração do mundo empresarial com os universitários, através da formação e do aprimoramento no campo do empreendedorismo inovador desenvolvendo aspectos vivenciais, comportamentais e técnicos de geração e fomento de negócios inovadores. O curso consiste em encontros que reúnem alunos e professores da UFRJ, investidores-anjo e empresários. Ao final do processo, os alunos enviam ideias empreendedoras. As duas melhores ideias (campus Fundão) na avaliação de uma banca recebem 6 meses de pré-incubação na COPPE. Em paralelo, quatro empreendedores são selecionados e têm a oportunidade de serem capacitados por investidores para um evento de Pitch no Sistema FIRJAN. A melhor apresentação ganha um curso de curta duração na Babson College, EUA.

Objetivo

Capacitar os alunos a enfrentar incertezas e a empreender mudanças, bem como estimular e preparar o estudante para a geração do seu próprio empreendimento ou para empreender em seu trabalho, disponibilizando ferramentas econômicas para a criação de uma nova empresa ou para a geração de auto-emprego. Desenvolvimento da capacidade empreendedora, com ênfase no perfil do empreendedor, nas técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades, e na aquisição e gerenciamento de recursos. Casos nacionais de empreendedores exitosos. Elaboração do Plano de Negócios.

Público-alvo

Alunos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e graduados da UFRJ. 

Objetivo

Capacitar os alunos a enfrentar incertezas e a empreender mudanças, bem como estimular e preparar o estudante para a geração do seu próprio empreendimento ou para empreender em seu trabalho, disponibilizando ferramentas econômicas para a criação de uma nova empresa ou para a geração de auto-emprego. Desenvolvimento da capacidade empreendedora, com ênfase no perfil do empreendedor, nas técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades, e na aquisição e gerenciamento de recursos. Casos nacionais de empreendedores exitosos. Elaboração do Plano de Negócios.

Público-alvo

Alunos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e graduados da UFRJ. 

De forma geral, o programa segue a metodologia abaixo:

  1. Realização de 15 encontros no 2º semestre, com a presença de professores da UFRJ, investidores e empresários, acompanhados sempre de técnicos do Sistema FIRJAN/IEL, munidos de um roteiro de perguntas e um quadro tratando de algum estudo/pesquisa da FIRJAN para embasar as aulas;

  2. Envio das ideias pelos alunos para endereço eletrônico do projeto e FB;

  3. Análise das ideias por banca com empresários e técnicos do Sistema FIRJAN/IEL, junto com especialistas da COPPE;

  4. Premiação das duas melhores ideias (Campus Fundão) com seis meses de pré-incubação na COPPE;

  5. Anúncio das duas ideias vencedoras durante o Momento Pitch, ocasião na qual também é premiada a melhor apresentação de planos de negócios a investidores.

Informações

Escola Politécnica (contato: http://www.poli.ufrj.br/extensao_cursos.phpDADE - Diretoria Adjunta de Desenvolvimento e Extensão
Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - sala 05
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP: 21941-909 - Tel.: (21) 3938-7300 e 3938-7303 - email: extensao@poli.ufrj.br

IEL RIO/Sistema FIRJAN (Daniela Balog - iel@firjan.org.br, @iel_rio, Tels: 21 2563-4136/4173)

(1) Estratégia do Oceano Azul

(1) Customer Development

(1) Aula conceitual sobre apresentação para investidores (será apresentado modelo de ppt do Pitch para entrega ao final do curso juntamente com o PN e Canvas. Serão escolhidos por uma banca de investidores as 8 melhores empresas para apresentação no evento Momento Pitch, em dezembro, na FIRJAN )

 

Informações e Inscrições

  • Para realizar a pré-inscrição, sem compromisso, preencha o formulário de interesse, clicando aqui.

  • Para informações sobre documentos requeridos para a inscrição e outras, afetas aos cursos, clique aqui. 

  • Para maiores informações:

  •  

  • Telefone para:(21) 3938-8066, (21)96461-9607, de segunda a sexta.

  • Ou envie e-mail para carlos@poli.ufrj.br

Carga horária:

90h
Cordenador:

Prof. DS.c. Vinícius Carvalho Cardoso e Prof. D.Sc. Renato  Flórido Cameira

Horas aula/Semana

1h50min/semana

Carga horária (teóricos (T) e práticos (P)): 

30 horas, equivalentes a 15 sessões de 1h50min.

Aulas expositivas e práticas

Tipo de Curso:

Gratuito

Programa

Unidade I – Delimitando a Ideia do Negócio

(1) Aula conceitual sobre Design Thinking

(4) Aulas conceituais e práticas sobre BMG – Canvas divididas em:

bloco 1,2,3,4

bloco 5,6,7

bloco 8,9

Consolidação

Unidade II – Encontros/Aulas Empresariais

(3) Palestras com empresários de sucesso trazidos pela FIRJAN, que serão intercaladas com as aulas conceituais e práticas, moderados por especialistas da entidade.

Unidade III – Plano de Negócios

(4) Aulas Conceituais e Práticas sobre os seguintes temas: Técnicas de Elaboração do Plano de Negócios: O que é um Plano de Negócios, Principais Elementos do Plano, Análise da Concorrência, Análise Financeira.

 

Bibliografia:

ANDERSON, CHRIS. A Cauda Longa - Do Mercado de Massa para o Mercado de

Nicho, Rio de Janeiro: Campus, 2008.

BERNARDI, L. A.. Manual de Empreendedorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmica, São Paulo: Atlas, 2012.

BLANK, S.. Do Sonho à Realização Em 4 Passos - Estratégias Para Criação de Empresas de Sucesso. : Editora Évora, 2012.

BROWN, T.. Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2010.

DORNELAS, J.C.A.. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios, Rio de Janeiro: LTC, 2013.

LENZI, F. C..  A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES : Guia Para a Elaboração de um Plano de Negócios, São Paulo: Atlas, 2009.

KIM, W.C.; Mauborgne, R.. A Estratégia do Oceano Azul. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

LINDEGAARD, S..A Revolução da Inovação Aberta - a Chave da Nova Competitividade Nos Negócios. Editora Évora, 2012.

HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K.. Competindo pelo Futuro : estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro : Campus, 1997.

JOHNSON, G.; SCHOLES, K.. Exploring Corporate Strategy - Texts and Cases. Prentice Hall International (UK) Ltd, 1989.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. . A Estratégia em ação: balanced scarecard. Rio de Janeiro : Campus, 1997.

MINTZBERG, H. A., AHLSTRAND, B. & LAMPEL, J. . Safari de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento. Porto Alegre: Bookman, 2000.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation. London: Wiley John & Sons. 2010.

PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro : Campus, 1990.

PORTER, M. E. . What is strategy. Harvard Business Review, Novembro-Dezembro de 1996.

PORTER, M. E.. Competição on Conpetition: vantagens competitivas essenciais. Rio de Janeiro : Campus, 1999.

SENOR, D. SINGER, S.. Nação Empreendedora - o Milagre Econômico de Israel e o Que Ele Nos Ensina. Editora Évora, 2012.

bottom of page