FAQ - Dúvidas frequentes

Inscrição de Disciplina

Cursei uma disciplina sem estar inscrito, o que fazer?

Você deve pedir a HOMOLOGAÇÃO DE GRAU. Imprima e preencha o formulário. Caso tenha ocorrido algum problema no SIGA para que a sua inscrição não tenha sido registrada, você deve entregar uma comprovação de inscrição na referida disciplina, por exemplo, a CRID. A outra opção é ser um acordo entre você e o professor, neste caso ele deve escrever e assinar uma declaração com o grau obtido, a frequência (se houver) e a justificativa de você não ter se inscrito oficialmente na matéria. O formulário, uma das comprovações acima e o Boletim não oficial (emitido pelo SIGA) devem ser entregues na secretaria do DEI.

O SIGA não computou o trancamento de uma matéria e eu reprovei, o que fazer?

Você deve pedir a EXCLUSÃO DE REPROVAÇÃO. Imprima e preencha o formulário. Junto do formulário você deve entregar o Boletim não oficial e uma comprovação de que você trancou a matéria, por exemplo, a CRID de quando você efetuou o pedido de trancamento. O formulário, a comprovação de trancamento e o Boletim não oficial (emitido pelo SIGA) devem ser entregues na secretaria do DEI.

Cursei disciplinas em outra Instituição de Ensino e quero aproveitá-las, o que fazer?

Você deve pedir a DISPENSA (EQUIVALÊNCIA) DE DISCIPLINA. Preencha o formulário e você receberá um email com o documento em PDF preenchido. Você deve entrar em contato com cada professor que ministra a disciplina a ser dispensada aqui na UFRJ para ter o parecer e rubrica. Junto do documento você deve entregar o Histórico Escolar Oficial da IES de origem e o Programa/Ementas das disciplinas contendo a carga horária.

Me enquadro em uma das seguintes situações: cursar DISCIPLINA SEM PRÉ REQUISITO, cursar disciplina CONCOMITANTEMENTE COM PRÉ REQUISITO, cursar MAIS DE ⅓ DE DISCIPLINAS FORA DO CURSO, cursar MAIS DE 32 CRÉDITOS, cursar MENOS DE 6 CRÉDITOS, o que fazer?

Você deve pedir a regularização de inscrição preenchendo o formulário de requisição de regularização de inscrição no site da secretaria online da Poli. Ao preencher o formulário você deve anexar seu Boletim, CRID e o parecer do professor no modelo de autorização presente no próprio formulário. Atenção aos prazos. Eles são definidos pela Poli em geral perto do período de trancamento de matérias. Fique atento aos prazos de trancamento, você pode encontrá-lo no Calendário Acadêmico.

Sou calouro e gostaria de me inscrever em disciplinas de outros períodos,  o que fazer?

Você deve preencher o formulário Pedido de Inscrição em Disciplinas - Ingressantes na página da secretaria virtual da Poli informando seu nome , DRE, curso e disciplinas que deseja cursar.

Como faço para obter Alteração de Grau e Frequência?

Você deve apresentar na secretaria um pedido feito a mão com explicação da situação e documentos que comprovem que a disciplina foi cursada. Necessita da concordância do professor e CRID que comprove a inscrição na disciplina. Vale lembrar que isso somente pode ser solicitado em casos específicos, como por exemplo, lançamento de grau errado ou quando o professor não lança o grau no Siga, constando ainda grau "I" na disciplina.

Vale lembrar que esses processos seguem as resoluções da Escola Politécnica.