O QUE É ENGENHARIA DE PRODUÇÃO?

Engenharia de Produção se dedica ao estudo, ao projeto e  à  gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, equipamentos e ambientes, visando a melhoria da produtividade do trabalho, da qualidade  do produto e da saúde das pessoas no trabalho.

curso de Engenharia de Produção foi aprovado, pelo Conselho Universitário da  UFRJ, em 22 de abril de 1971 como curso de Engenharia Industrial. Teve sua primeira turma iniciando o ciclo profissional no primeiro semestre de 1971. Quando esta turma estava por finalizar seu curso, no segundo semestre de 1973, foi aprovado pelo Conselho Federal de Educação do MEC ( em 25 /01/74 ) o currículo mínimo de Engenharia de Produção. Sendo esta última denominação a que tomava mais peso em todo o pais houve por bem a Escola de Engenharia propor alteração do nome para curso de Engenharia de Produção o  que foi aprovado pelo Conselho Universitário em 2 de maio de 1974.  Em 9 de maio de 1975 o curso obteve o reconhecimento final junto ao CFE/MEC tendo este reconhecimento sido publicado no Decreto no 75.854 de 11/06/75. É um dos seus maiores cursos e, seguramente, o de maior crescimento, contando com cerca de 450 alunos matriculados.

O curso de Engenharia de Produção da UFRJ,  ao lado do curso similar da Escola Politécnica da USP, é pioneiro no país, tendo servido para o efetivo desenvolvimento da Engenharia de Produção no pais, além  de ter sido, e de ser,  modelo para a implantação  de diversos cursos congêneres em outras universidades. No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo,  foram criados cursos de Engenharia de Produção na PUC, na UFF e na UERJ.

Esta rápida análise indica que o atual curso da UFRJ cumpriu seu papel de pioneiro na área.  É necessário, agora, dar novo salto à frente e tornar a puxar o desenvolvimento desta área. A UFRJ é, hoje, a única Universidade no Estado (por seu tamanho, pela sua tradição, pela ligação com a pós-graduação, pela sua excelência, etc.) capaz de cumprir este papel. Esta é uma das principais responsabilidades do curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da UFRJ.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Se interessou pelo nosso curso? Você pode receber ainda mais informações se inscrevendo na nossa mailing list