O QUE É ENGENHARIA DE PETRÓLEO?

A Engenharia de Petróleo trata do desenvolvimento e exploração de campos de petróleo bruto e gás natural. Engloba tecnologias de perfuração, produção, estimativa de reservas e previsão de produção futura. O engenheiro de petróleo deve compreender processos envolvidos nas etapas de exploração, processamento e transporte de petróleo e gás, além de lidar com todas as considerações econômicas e regulatórias relacionadas. A indústria do petróleo requer desenvolvimento tecnológico contínuo, e dessa forma apoia-se fortemente no desenvolvimento científico.

 

O curso de Bacharelado em Engenharia de Petróleo da Universidade Federal do Rio de Janeiro é de modalidade presencial e tem seu funcionamento desde 2004, surgindo como resultado da consolidação de experiência acumulada da UFRJ no setor de Petróleo e Gás. 

 

A exploração e a produção de petróleo em condições cada vez mais adversas demandam pesquisas avançadas e a formação de recursos humanos qualificados. O curso de Engenharia de Petróleo da UFRJ possui corpo docente e infraestrutura adequados para formação de profissionais muito bem habilitados.   

A Engenharia de Petróleo compreende seis áreas básicas: 

Engenharia de Reservatórios 

Engenharia de Poço / Perfuração

Engenharia de Poço / Completação

Processo de Produção

Economia do Petróleo

Tecnologia Offshore

Se interessou pelo nosso curso? Você pode receber ainda mais informações se mandando um email para coordenador.petroleo@poli.ufrj.br