FAQ - Dúvidas frequentes

Projeto de Graduação

O que preciso para entregar o PROJETO DE GRADUAÇÃO (TCC)?

A disciplina Projeto de Graduação pode durar por até três períodos consecutivos, mas para defender é preciso ter todas as disciplinas obrigatórias completas. O PG pode ser individual ou em dupla.

- Antes da defesa:​

1. No mínimo 60 dias antes da defesa você deve preencher o formulário de CADASTRO DE PROJETO DE GRADUAÇÃO que terá posteriormente o parecer do orientador via email autorizando o cadastro do Projeto de Graduação. Vale lembrar que, nesse momento, a monografia não precisa estar pronta.

2. 15 dias antes da defesa você deve preencher o FORMULÁRIO DE DEFESA DE PROJETO DE GRADUAÇÃO. Em seguida, você receberá um email com o documento preenchido em PDF que deve ser impresso e devidamente assinados pelo orientador. É importante lembrar que neste passo o local e data da defesa já devem estar definidos.

- No dia da defesa:

1. Levar o REGISTRO DE PROJETO DE GRADUAÇÃO (um por aluno) para ser preenchido e assinado pelos presentes após a apresentação do Projeto.

- Após a defesa:

1. Fazer as correções exigidas pela banca.

2. Colocar o arquivo final do Projeto em um CD. Não se esqueça que a folha de rosto deve ser a assinada pela banca obrigatoriamente.

3. Colocar o CD em um envelope pardo e escrever a mão no envelope seu nome, DRE, email, tema do projeto, data e local da defesa.

4. Tire duas cópias da Ata

5. Entregue o envelope, as cópias da Ata e o original e cópia do REGISTRO DE PROJETO DE GRADUAÇÃO, que foi preenchido no dia da defesa.

Como adequar o meu PG às regras de elaboração e normalização da ABNT?

Para conhecer as regras de elaboração e normalização da ABNT é necessário acessar o Manual para Elaboração e Normalização de Dissertações e Teses (2017) elaborado pelo SiBi (Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ).

Onde posso acessar os PGs já elaborados, revistas, periódicos e obras que possam embasar o meu PG?

Através do SiBi (Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ) é possível acessar as obras que constam no acervo físico e eletrônico da UFRJ como revistas, periódicos, obras raras, etc. Já para conhecer as monografias e Projetos de Graduação elaborados pelos alunos da Escola Politécnica - UFRJ, basta acessar o Portal de Monografias da POLI.

Vale lembrar que esses processos seguem as resoluções da Escola Politécnica.