FAQ - Dúvidas frequentes

Projeto de Graduação

O que é o PROJETO DE GRADUAÇÃO (TCC)?

O Projeto de Graduação (PG) é Requisito Curricular Complementar obrigatório em todos os currículos de Engenharia da Escola Politécnica, tendo validade de no máximo 03 (três) períodos letivos regulares (semestres) consecutivos.

O PG pode ser efetuado individualmente ou em dupla.

Maiores informações com relação à formato e normas, consultar: https://poli.ufrj.br/estudante/projeto-final-de-curso/

1. ANTES DA DEFESA:

• O/A aluno/a deve fazer a inscrição na disciplina (EEWX00 – Projeto de Graduação), procurar um orientador/a e, sob sua orientação, trabalhar no desenvolvimento de seu Projeto de Graduação dentro do prazo previsto de, no máximo, 3 períodos letivos.

• Caso o/a aluno/a troque de orientador/a, o novo orientador/a fará o acompanhamento e avaliará novo prazo para defesa, obedecendo ao prazo máximo de 3 períodos letivos, inicialmente estabelecido desde a orientação anterior.

• O/A orientador/a define os membros da banca e agenda a defesa, que deve ocorrer em sessão pública. A Banca será composta por pelo menos 3 (três) membros, dos quais, no mínimo 2 (dois) deverão ser professores internos ao curso.

• Caso o PG tenha 2 (dois) orientadores, a banca deve ser composta por pelo menos 4 (quatro) membros.

• O documento do PG deve ser avaliado previamente pelo/a orientador/a e enviado para os membros da banca com, no mínimo, 07 dias de antecedência.

• O/A aluno/a deve preparar uma apresentação do seu PG, a ser realizada para a banca no dia da defesa. Esta apresentação deve durar, no mínimo, 20 minutos e, no máximo, 30 minutos.

2. NO DIA DA DEFESA:

• O/A orientador/a deve retirar na Secretaria (sala F-101) a ATA DA DEFESA, o FORMULÁRIO DE REGISTRO DE PROJETO DE GRADUAÇÃO (um por aluno/a) e o TERMO DE COMPROMISSO.

3.IMEDIATAMENTE APÓS A DEFESA, É NECESSÁRIO COLETAR AS ASSINATURAS:

• O FORMULÁRIO DE REGISTRO DE PROJETO DE GRADUAÇÃO (um por aluno/a) – deve ser preenchido pelo orientador/a, e assinado por um membro da Comissão de PG e pelo Coordenador do Curso.

• A ATA DA DEFESA – deve ser preenchida pelo orientador/a, e assinada pelo próprio orientador/a, pelos membros da banca, e pelo/a(s) aluno/a(s).

• A FOLHA DE ASSINATURAS – é a segunda página do PG, e deve ser assinada por todos os membros da banca, incluindo orientador/a.
    Atenção: A Folha de Assinaturas deve levar em consideração o título do trabalho aprovado pela banca.

• O TERMO DE COMPROMISSO – deve ser preenchida pelo orientador/a, e assinada pelo próprio orientador/a e pelo/a(s) aluno/a(s).

4. NOS DIAS SEGUINTES À DEFESA:

• O/A aluno/a deve fazer as correções solicitadas pela banca no documento, gerando a versão final do PG em um arquivo .pdf.

• Não esqueça de incluir, na versão final, a folha de assinaturas com todas as assinaturas dos membros da banca e orientador/a.

• O/A aluno/a deve validar o documento final com o seu (sua) orientador (a).

• O/A aluno/a deve entregar na Secretaria (sala F-101) todos os documentos – citados no item 3 - devidamente assinados.

• O/A aluno/a deve enviar a versão final do documento do PG, juntamente com a ATA DA DEFESA (devidamente assinada e scaneada) para a secretaria do curso (secretaria.producao@poli.ufrj.br , zeze@poli.ufrj.br) , comissão de PG (E-mail da Comissão de PG da Produção: comissaopg.producao@poli.ufrj.br; E-mail da Comissão de PG do Petróleo: comissaopg.petroleo@poli.ufrj.br ), coordenação do curso (E-mail da Coordenação da Produção: coordenador.producao@poli.ufrj.br ; E-mail da Coordenação do Petróleo: coordenador.petroleo@poli.ufrj.br), e para seu(sua) orientador(ra), solicitando a inclusão do grau e a publicação do documento do PG no Repositório da Poli.