ENGENHARIA E GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

O Curso de Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios (EGPN360) é um curso de pós-graduação lato sensu, nível ‘MBA’, reconhecido pelo MEC e realizado pelo Departamento de Engenharia Industrial (DEI) da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Diferentemente do clássico curso de qualificação profissional de menor duração, o EGPN360 constitui-se como um curso de 360 horas-aula de duração, com uma agenda que busca cobrir todo o espectro de questões em torno da Engenharia e Gestão de Processos de Negócio – na imagem, propiciar uma visão de 360o. E que sirva para praticamente todas as demandas do ano (‘360 dias’).

O curso foi concebido pelos professores coordenadores do Laboratório de Sistemas Integrados de Gestão (LabSIG), Laboratório de Operações Intensivas em Conhecimento (LOCus) e Laboratório de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação (LabGETI). Juntos, estes laboratórios formam uma rede de laboratórios de ensino, pesquisa, extensão e suporte a projetos em organizações dos mais diversos setores, criados a partir das linhas de atuação dos professores que integram o Grupo de Produção Integrada (GPI). O GPI é um dos grupos de pesquisa mais antigos e importantes da Engenharia de Produção da UFRJ, e do Brasil), ligado à Escola Politécnica e à COPPE.

A concepção do programa do curso parte do entendimento da relevância da gestão dos processos de organizações tradicionais e modernas, a partir do conhecimento disponível em Engenharia de Produção, desenvolvido ao longo das últimas décadas pelo corpo docente, em projetos de pesquisa & desenvolvimento e inovação (P&D&I) e de extensão, e em atividades de capacitação e ensino associadas aos campos de conhecimentos abordados pelo EGPN360.

Organizações bem estruturadas em seus processos criam não só vantagens competitivas diretas em relação a seus concorrentes, como também capacitações para lidarem com os diversos desafios com que se defrontam, desenvolvendo a capacidade de se sustentarem ao longo do tempo. Nesse sentido, a Engenharia e Gestão de Processos de Negócios (EGPN) surge como principal abordagem a ser utilizada para que a organização alcance seus objetivos.

A EGPN propicia à organização compreender e mapear como ocorrem suas operações, como estas contribuem para seus resultados, e como poderiam ser melhoradas para melhorarem estes últimos. Além disso, a EGPN desvela como a informação se conforma e flui ao longo de suas fluxos e interfaces, alavancando o entendimento global da cadeia de valor existente, inclusive para além das fronteiras da organização.

O EGPN360 comporta, em seu projeto pedagógico, estudos de casos aprofundados de diversos setores e uma carga de atividades práticas, aplicadas sempre que possível a questões do dia-a-dia profissional e/ou empreendedor do discente; e o detalhamento das técnicas associadas às diversas aplicações (ou desdobramento) da EGPN: Gestão de Operações; da Logística e da Cadeia de Suprimentos; de Operações de Saúde; de Competências e do Conhecimento Organizacional; de Projetos; da Tecnologia e da Inovação; de Riscos e Compliance; sob a orientação da Gestão Estratégica.

Aborda ainda, de forma destacada, a Gestão da Tecnologia da Informação e Automação (TIA), aspecto indissociável da EGPN contemporânea, com destaque para as aplicações associada aos conceitos emergentes relacionados à Manufatura Inteligente e à Indústria 4.0; à Internet das Coisas, de Todas as Coisas; aos Ecossistemas e Modelos de Negócio Digitais; tendo em vista o fenômeno de crescente digitalização dos processos e, consequentemente, da economia. Ou seja, a grande onda de conformação de uma economia digital, ora em curso.

Esta nova economia, que vem sendo justamente chamada de ‘economia industrial digital’, está sendo construída sobre a confluência da integração, na “nuvem”, da colaboração social, da mobilidade e do uso massivo de dados. Cabe lembrar, que, se na última década foi possível presenciar os efeitos da integração das pessoas entre si, e destas com o varejo, não há porque duvidar que a “integração de todas as coisas” promoverá, do mesmo modo, uma revolução na forma como o tecido socioeconômico se organiza e pulsa.

 

O EGPN360 é um curso que tem por objetivo apresentar uma visão ampla e articulada das contribuições  da  abordagem por processos (da Engenharia de Processos de Negócios) e áreas de conhecimento relacionadas, nas  organizações  tradicionais e modernas.

Neste sentido, visa desenvolver um perfil de profissional capaz de aplicar efetivamente os conceitos, ferramentas e experiências de EGPN em projetos de modelagem, análise e melhoria de processos de negócio; projetos  de  automação  de  processos de negócio (BPMN, BPMS); projetos de implantação de sistemas integrados de gestão; e gerência  de operações  orientada por processos de negócio. Ou seja, formar um profissional capaz de gerir o negócio por processos, através de suas diversas aplicações (ou desdobramentos).

Trata-se de atender a uma demanda de capacitação das organizações produtivas em EGPN, tanto para suprir a necessidade permanente de melhoria de desempenho operacional e de se estar conforme ao aparato regulatório ou de referência vigente, geral ou específico do setor/ indústria; quanto para tornar a organização capaz de avançar e inovar, incorporando novas tecnologias de forma estrategicamente orientada.

Trata-se de uma proposta pedagógica com norte no uso de conhecimento científico e tecnológico na prática e, nesse sentido, o curso se desenvolve fortemente apoiado em atividades práticas, com utilização de ferramentas informáticas de modelagem, engenharia e automação de processos de negócios.

A partir dos conhecimentos nele apresentados, espera-se potencializar, ao discente, a exploração de oportunidades de negócio neste novo contexto. Tal exploração depende, dentre outras coisas, do sólido conhecimento do conceito de Processos em si, das tendências e possibilidades que trazem as tecnologias de informação e comunicação que se avizinham e, principalmente, da capacidade de articular o uso destes recursos tecnológicos sobre os processos de negócio para desenvolver as capacitações essenciais à organização, agora e para o futuro.

Objetivo  

O público alvo do EGPN360 é composto por profissionais (gerentes em geral, coordenadores, corpo técnico-administrativo de nível superior) e empreendedores que utilizem (ou possuem perspectivas de utilizar) a diversidade de possibilidades de aplicação – com retornos mais que apenas eficientes e/ou eficazes, efetivos – do ferramental teórico-prático provido pela Engenharia e Gestão de Processos de Negócios. Para aplicações em organizações (industriais, agro, de serviços) dos mais diversos setores (público, privado, 3º e 4º setores), portes e mercados, com diferentes estratégias e modelos de negócio e operação.

  Perfis de atuação, por exemplo, na gestão de projetos (maximizada para além do prescrito nas certificações); como arquitetos de processos (atuando na fronteira entre a gestão do negócio, alinhado à estratégia, e da tecnologia); na gestão da tecnologia da informação e da automação (alinhados com os conceitos da Indústria 4.0 e da Manufatura Inteligente); profissionais que atuam na gestão de operações, da logística, de ativos; profissionais de Recursos Humanos, de Marketing e de Saúde que desejam aprimorar a efetividade de sua atuação; entre muitos outros.

Usualmente com formação em Engenharia, Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Informática, Economia, Marketing, Psicologia e outras áreas afins, não restringindo, contudo, a estas, tendo em vista as incontáveis aplicações da gestão por processos.

 
Público alvo

 
 

 Carga horária:

 360h
 

 Coordenador:

 - Prof. D.Sc. Renato  Flórido Cameira

  Graduado em Engenharia Eletrotécnica, ênfase em Sistemas Eletrônicos, pela Universidade   do  Estado  do  Rio  de Janeiro (1991), Mestre (1996) e Doutor (2003) em Ciências de Engenharia de Produção pela COPPE/ UFRJ.

 

 Próximas Turmas:

  • Para informações sobre a agenda (datas de início, locais de realização etc.) das turmas disponíveis dos Cursos de Especialização, pós-graduação lato sensu/ ‘MBA’, Aperfeiçoamento e Extensão da Escola Politécnica da UFRJ, clique aqui.

  • Para informações sobre documentos requeridos para a inscrição e outras, afetas aos cursos da Escola Politécnica da UFRJ, clique aqui

 Sigla:

 EGPN360

 Duração:

 24 de meses
 

 Dias de aula:    
 Sábados – 08:00 às 13:20

Certificado concedido

  Ao seu final, para os aprovados, o curso proverá Certificado de Especialista em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios, emitido pela UFRJ e reconhecido pelo MEC

Informações

 

 


       O EGPN360 é um curso de pós-graduação que possui alguns vetores de aprendizado:

  1. A passagem do conhecimento através das aulas e respectivos materiais didáticos;

  2. A consolidação do conhecimento através de atividades práticas, exercícios e trabalhos individuais e em grupo, inclusive com ferramentas informatizadas;

  3. A apresentação de casos, bibliográficos e vividos pelo corpo docente, a partir da experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento e de extensão que fizeram uso das técnicas e métodos associados à Engenharia de Processos;

  4. O desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso – monografias, artigo/ publicação, apresentação em congresso, avaliação prática – com orientação, em objetos reais do dia-a-dia – notadamente profissional – dos discentes. Esses vetores podem ser observados na estrutura dos módulos, nas disciplinas e suas respectivas ementas, suportados pelas linhas de ensino, pesquisa e extensão e pela vasta experiência na atuação em projetos de EGPN de seu corpo docente.

  Metodologia 

 

Módulo I - Introdução a Processos de Negócio

  • Introdução a Processos de Negócios

  • Gestão Estratégica e Transformação Digital

  • Organização do Trabalho

  • Pensamento Sistêmico e Sustentabilidade

  • Introdução à Tecnologia da Informação e Automação

Módulo II – Engenharia de Processos de Negócio

  • Gestão de Processos de Negócio - Business Process Management (BPM)

  • Modelagem de Processos 

  • Melhoria de Processos

Módulo III – Automação de Processos

  • Tecnologia da Informação e Automação e Processos de Negócios

  • Business Process Model and Notation (BPMN) 

  • Business Process Management System (BPMS)

  • Robotic Process Automation (RPA)

Módulo IV – Gestão por Processos: Aplicações

  • Gestão de Operações

  • Gestão Logística e da Cadeia de Suprimentos

  • Gestão de Operações no Setor de Saúde

  • Manufatura Inteligente e Indústria 4.0

  • Indicadores de Desempenho e Projeções de Cenários

  • Gestão de Competências e do Conhecimento Organizacional

  • Gestão de Projetos

  • Gestão da Inovação

  • Gestão da Tecnologia da Informação e Automação

  • Ecossistemas e Modelos de Negócio Digitais

  • Modelos de Referência, de Riscos e Compliance

 

Módulo V – Estudos de Casos

  • Estudos de Casos em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios.

Módulo VI – Desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão

  • Metodologia da Pesquisa

  • Desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso

  • Certificado concedido

  • Ao seu final, para os aprovados, o curso proverá Certificado de Especialista em Engenharia e Gestão de Processos de Negó-    cios, emitido pela UFRJ e reconhecido pelo MEC.

Programa (Módulos e Disciplinas)

Contato

Para maiores informações e inscrições, fale com o coordenador:

(21) 3938-7416 

(21) 98157-6020

cameira@poli.ufrj.br